Ícone do site NICAP

Semana Internacional da Tireoide

O dia 25 de maio ficou estabelecido como o dia Internacional da Tireoide. A importância desta data se dá pelo fato de 1% da população mundial geral ser afetada por disfunções e doenças da tireoide. Como exemplo, citamos aqui o bócio – uma disfunção por deficiência nutricional que atinge milhares de pessoas no mundo e, também, o câncer de tireoide, que é o 5º tipo de câncer mais comum em mulheres.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) organiza todos os anos uma campanha para a Semana Internacional da Tireoide, onde acontecem ações e divulgações sobre o tema. Em 2018, a SBEM se propôs a abordar os Mitos e Verdades sobre a Tireoide, esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre o funcionamento desta importante glândula.

Além dos pontos abordados pela SBEM, nós da NICAP destacamos que as doenças da tireoide afetam, em sua maioria, as mulheres, principalmente com idade superior a 35 anos. O mesmo vale para os nódulos tireoidianos, que chegam a ser 5 vezes mais frequentes nas mulheres que em homens. De qualquer forma, você pode identificar alguns sinais de que o funcionamento da tireoide não vai bem, em especial se houver:
– desconforto na região do pescoço e garganta;
– esquecimentos e dificuldade de concentração;
– pele seca e queda de cabelo;
– aumento ou perda de peso;
– dores musculares sem outra causa aparente;
– sonolência e cansaço;
– alterações de humor;
– prisão de ventre;
– palpitações e pressão alta.

Fique atento, pois a maioria das doenças é de fácil tratamento! A prevenção é fundamental (com alimentação equilibrada e prática regular de atividade física) e o autoexame da tireoide ajuda a diagnosticar nódulos.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Os profissionais da NICAP estão à disposição para tirar suas dúvidas.

www.nicap.com.br

Sair da versão mobile