Ícone do site NICAP

Retração Palpebral: Doença que altera a posição das pálpebras e deixa os olhos arregalados

A Retração Palpebral é uma doença que provoca mudança no posicionamento das pálpebras superiores e inferiores. O resultado desta alteração são olhos mais abertos do que o desejado, dando a sensação de olhos arregalados.

A oftalmologista Gherusa Milbratz More, especialista em oculoplástica, explica que a causa mais comum da enfermidade está relacionada a tireoide, através da oftalmopatia de graves, ao gerar um processo inflamatório palpebral. Porém, esta condição também pode ser causada por outros fatores, como cirurgias de estrabismo ou por blefaroplastias, as plásticas palpebrais. “O que motiva a retração palpebral é um trauma que gera uma cicatriz e muda a dinâmica das pálpebras”, reforça.

O principal problema da doença é estético, já que pode causar uma grande diferença na simetria facial, nos casos de retração em apenas um olho ou, então, um aspecto de olhar assustado quando a doença atinge os dois olhos. Além disso, como a córnea fica muito exposta à luz, o paciente sente ardência, vermelhidão e embaçamento visual.

Tratamento

Nos casos mais leves de retração, segundo a médica, o tratamento se dá através de colírios e pomadas. Já nos casos moderados e graves, a indicação é pela correção cirúrgica, onde o médico especialista irá soltar as cicatrizes que provocam a doença, de forma delicada, colocando a pálpebra em sua posição natural.

A recomendação, tanto para o tratamento como para a realização da cirurgia é que seja feito por um profissional capacitado, preferencialmente, um médico oftalmologista, especialista em oculoplástica.

Sair da versão mobile