Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Prevenção de Tumores de Pele

ago 31, 2018 | Artigos, Conteúdo para pacientes, Novidades, Tratamentos

A neoplasia de maior incidência no Brasil é o câncer de pele. Segundo o INCA, são esperados para 2018 cerca de 171.840 mil novos caso da doença, que tem como principal fator de risco a exposição solar.

O seu tipo mais comum é o CBC (carcinoma basocelular), surgindo com muita frequência em regiões como face, pescoço, orelhas, couro cabeludo, ombros e costas.

As lesões do câncer de pele podem se parecer com pintas, mas alguns sinais podem dar o alerta para que você procure um especialista: manchas ou feridas na pele que não cicatrizam e coçam, crescem ou sangram; pintas pretas ou castanhas que mudam de cor, tamanho e textura; lesões em relevo, brilhantes, que podem variar de translúcidas a cor acastanhada e apresentarem sangramento com facilidade.

Na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é comum o tratamento de lesões de pele em estágios iniciais – até 80% dos CBCs ocorrem nas regiões de cabeça e pescoço, sendo os locais de maior risco (inclusive de reincidência) nariz, pálpebra, sobrancelhas, as regiões em volta da boca e dos olhos, queixo, mandíbula e orelhas. Por tudo isso, nos cabe chamar a atenção para as ações de prevenção do câncer de pele, tais como:

– Evitar exposição excessiva ao sol;

– Usar chapéus para proteger a cabeça e não esquecer de estar atento à proteção do pescoço e orelhas;

-Evitar o sol entre 10 e 16 horas (horário de verão);

-Usar filtros solares com proteção UVA e UVB com FPS 30 ou acima, diariamente, inclusive em dias nublados ou chuvosos;

-Observar a própria pele verificando pintas ou manchas suspeitas.

Uma vez que tenha encontrado algo diferente, procure imediatamente um especialista. Tumores de pele não tratados, ainda que tenham crescimento lento, podem requerer grandes intervenções cirúrgicas.  Os profissionais da NICAP estão à disposição para ajudar!