O nódulo de tireoide é um achado relativamente comum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 60% da nossa população desenvolverá esse tipo de formação ao longo da vida. Sendo que a maior prevalência está entre as mulheres.
Já o câncer de tireoide é encontrado em cerca de 8% dos nódulos nos homens e em 4% dos nódulos em mulheres.
Para falar de nódulo tireoidiano, o Dr. Acklei Viana (CRM/SC 11656 – RQE 11538) realizou uma entrevista com a Dra. Fernanda Augustini Rigon, Endocrinologista (CRM/SC 181516 | RQE 14551).
Abaixo, você saberá mais detalhes sobre essa condição.
Para acessar a entrevista completa, clique aqui!
Causas do Nódulo de Tireoide
As causas do nódulo de tireoide ainda não são bem estabelecidas. Sabe-se que o histórico familiar e o processo de envelhecimento possuem grande influência na probabilidade de desenvolver ou não esta condição. Fatores externos, como a exposição a agentes radioativos, também.
Diagnóstico de Nódulo de Tireoide
No geral, os pacientes costumam identificar o nódulo de tireoide a partir de achados em exames de imagens direcionados para outros fins. Dificilmente o nódulo tireoidiano é funcionante e provoca alterações perceptíveis nos exames de sangue.
Uma vez identificada a suspeita do nódulo, o exame de escolha é a ultrassonografia. Com ela, é possível identificar o tamanho, a forma, a coloração e possíveis áreas de calcificação do nódulo de tireoide. A partir dessas características, o médico endocrinologista poderá avaliar e definir se o nódulo é maligno ou não.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar a punção aspirativa por agulha fina do nódulo. Com ela, algumas células são extraídas e encaminhadas para análise em laboratório. No entanto, apesar de bastante avançada, nem mesmo essa técnica oferece 100% de precisão.
Dessa forma, é de fundamental importância que os pacientes sejam sempre encaminhados para profissionais especialistas. Estes saberão analisar cada informação com profundidade e cruzar os dados de forma adequada, para um diagnóstico mais correto.
Falso negativo
Na maior parte das vezes, o nódulo de tireoide é benigno e não oferece riscos ao paciente.
No entanto, cabe ao médico lembrar que mesmo a punção de nódulos na tireoide não é definitiva. Os nódulos podem apresentar características indefinidas no momento do exame de imagem ou da punção. Células benignas podem vir a se transformar em células malignas no futuro.
Além disso, os nódulos podem ter diferentes tamanhos e apresentar áreas malignas e benignas. Dependendo da área de onde a célula é extraída na punção, existe a possibilidade de um falso negativo.
O médico responsável deve observar e levar todas estas informações em consideração. Experiência e qualificação podem ser determinantes para a qualidade de vida do paciente.
Entrevista sobre Nódulo de Tireoide
Recentemente, o Dr. Acklei Viana (CRM/SC 11656 – RQE 11538), Cirurgião de Cabeça e Pescoço do NICAP, realizou uma entrevista completa sobre o Nódulo de Tireoide no Instagram.
A convidada foi a Dra. Fernanda Augustini Rigon, Endocrinologista (CRM/SC 181516 | RQE 14551). Entre os assuntos discutidos na entrevista, estão:
- Sintomas do nódulo de tireoide.
- Vigilância ativa.
- Punção do nódulo tireoide.
- Dúvidas sobre cirurgia.
- Utilização de hormônios.
- Iodoterapia.
Para acessar a entrevista completa, clique aqui!
Em caso de dúvidas sobre o Nódulo de Tireoide, entre em contato conosco. Os médicos do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) realizam cursos complementares para médicos e tratamentos de última geração. Nós podemos lhe ajudar!