Os linfonodos são pequenos órgãos do sistema linfático e estão espalhados por todo o corpo. Com tamanhos que variam de 1mm a 3cm, a principal função dessas estruturas é filtrar a linfa (líquido originado do sangue). É assim que funciona o linfonodo sentinela.
“Os linfonodos produzem e abrigam uma série de células do nosso sistema imunológico. A sua principal função é filtrar, destruir e remover as partículas estranhas que invadem o nosso organismo, como vírus e bactérias” – Dr. Gustavo Philippi de Los Santos, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM 11661 / RQE 7780).
O que é o Linfonodo Sentinela?
Quando falamos de câncer, nos referimos a um enorme grupo de doenças diferentes que têm em comum a multiplicação de células anormais. Tais células sugam os nutrientes e acabam por matar as células saudáveis.
Em fases avançadas, as células cancerosas migram para outros tecidos e órgãos, utilizando muitas vezes o sistema linfático para isso.
“O linfonodo sentinela é definido como o primeiro linfonodo da rede de drenagem linfática da região do câncer. No caso de metástase, ele é o primeiro a entrar em contato com as células cancerígenas. O seu monitoramento pode ter um papel muito importante no tratamento do câncer, especialmente na cavidade oral” – Dr. Gustavo Philippi de Los Santos, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM 11661 / RQE 7780).
Atualmente, a técnica de pesquisa do linfonodo sentinela é utilizada para avaliação das metástases linfáticas do câncer de mama, melanoma e para o carcinoma espinocelular da cavidade oral (câncer de boca), entre outros menos comuns.
O Câncer de Boca
O câncer da boca (câncer de lábio e cavidade oral) é um dos mais frequentes na região da Cabeça e Pescoço – e pode ser bastante agressivo. Afeta os lábios e estruturas como gengivas, bochechas, o céu da boca, a língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, infecção pelo HPV e exposição exagerada ao sol estão entre os principais fatores de risco. Infelizmente, na minoria dos casos, o câncer de boca é diagnosticada nos estágios iniciais.
Estadiamento do Câncer de Boca
Uma vez que o câncer de boca é diagnosticado, os médicos precisam fazer o estadiamento e determinar qual o estágio da doença. Isso, no entanto, pode ser bastante difícil.
“Um dos critérios utilizados para determinar se o câncer está em fase inicial ou avançada é a presença de metástases nos linfonodos mais próximos. No entanto, mesmo em casos agressivos, a metástase linfonodal pode ser microscópica e não ser detectada pelos métodos tradicionais” – Dr. Gustavo Philippi de Los Santos, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM 11661 / RQE 7780).
Linfadenectomia Cervical Eletiva
Por segurança, para eliminar qualquer risco de metástase no câncer de boca, os médicos responsáveis tendem a indicar a realização da linfadenectomia cervical eletiva. Nesta, a rede de linfonodos próxima ao tumor maligno é dissecada. Este procedimento, no entanto, é bastante invasivo e tende a deixar grandes cicatrizes.
Nesse contexto, a pesquisa do linfonodo sentinela aparece como uma alternativa lógica e minimamente invasiva. No início, a técnica era descrita para auxiliar a ressecção eletiva. No entanto, recentemente, vem sendo utilizada como ferramenta para estadiamento do câncer de boca.
Pesquisa do Linfonodo Sentinela
A pesquisa do linfonodo sentinela tem entre os seus objetivos poupar os pacientes sem metástases de realizar a linfadenectomia cervical sem necessidade.
Nessa técnica, através da injeção de radioisótopos e substâncias corantes os médicos localizam o linfonodo mais próximo ao tumor maligno (linfonodo sentinela). Em seguida, realizam uma biópsia minuciosa.
O material é então encaminhado para análise em laboratório patológico. A intenção é identificar a presença ou não das células cancerosas.
“Trata-se de uma técnica minimamente invasiva e bastante confiável. A tecnologia utilizada e as indicações se expandiram nos últimos anos. Hoje, utilizamos medicina nuclear associada a um corante específico aplicado no trans-operatório. Isso permite localizar com maior precisão o linfonodo sentinela. As taxas de falsos negativos são muito reduzidas”.
A pesquisa do linfonodo sentinela pode ser realizada com anestesia local ou geral. Ela é uma ótima opção diagnóstica e prognóstica. A técnica fornece informações aumentadas em comparação à espera vigilante com imagens seriadas. Além disso, ela poupa os pacientes das sequelas da dissecção eletiva completa do pescoço.
Cuide da sua saúde. Faça o seu tratamento para o câncer com uma equipe experiente e atualizada. O Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) realiza a pesquisa de linfonodo sentinela e outras técnicas avançadas para o seu bem estar. Conte conosco.