Ícone do site NICAP

Doenças das glândulas salivares

Glândulas salivares são aquelas responsáveis pela produção de saliva. Elas estão espalhadas pela cabeça em locais estratégicos, como na região anterior às orelhas – onde ficam as glândulas parótidas, na região logo abaixo da mandíbula – onde estão as glândulas submandibulares e ainda abaixo da língua – onde se encontram as glândulas sublinguais. Juntamente a estas, cerca de 1000 outras pequenas glândulas salivares estão espalhadas por toda a boca, constituindo as principais fontes de produção salivar.

As glândulas salivares podem ser acometidas por doenças, assim como qualquer parte do nosso corpo. Às vezes, a origem da doença é inflamatória, como por exemplo a caxumba, que acontece por infecção viral. Outras vezes, a origem é por obstrução dos canais de drenagem das glândulas, levando à necessidade de procedimentos cirúrgicos. Por fim, as glândulas salivares também podem ser acometidas por tumores. Porém, os tumores nessas glândulas são raros e, quando ocorrem, sua representação é de 90% dos casos considerados benignos.

Entre os sinais e sintomas de alerta para doenças das glândulas salivares, destacamos o aumento de volume, dor no local, mudanças na cor da mucosa para avermelhada e a saliva espessa ou com presença de pus.

O tratamento de qualquer acometimento das glândulas salivares vai depender da causa. Nos casos de infecções virais, ele é feito através do uso de anti-inflamatórios ou de antibióticos; nos casos de obstrução, remove-se, cirurgicamente, o causador da obstrução. Para o tratamento de tumores, na quase totalidade dos casos a cirurgia é a principal escolha, mas pode haver necessidade de associar radioquimioterapia para os casos de tumores não benignos.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Os profissionais da NICAP estão à disposição para tirar suas dúvidas.

Acesse nossa página e tenha mais informações:
www.nicap.com.br

Sair da versão mobile