Cirurgia de Cabeça e Pescoço
O que é a cirurgia de cabeça e pescoço?
É uma especialidade médica que trata, por meio de cirurgia, tumores benignos e malignos que afetam a face, e pele.
Essas doenças podem se manifestar como nódulos ou tumores no pescoço.
Quais são os sintomas:
Pacientes com aftas que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas na mucosa da boca, ferida na língua, sensação de espinho na garganta, dificuldade e dor para engolir alimentos, alteração na voz por mais de 15 dias, nódulos no pescoço que estejam aumentando de tamanho, assim como sangramentos e obstrução do nariz, devem procurar um Cirurgião de Cabeça e Pescoço.
Qual é a incidência dos cânceres de cabeça e pescoço?
Os cânceres de cabeça e pescoço representam de 5% a 10% dos casos de câncer diagnosticados.
Como é o tratamento:
O tratamento de tumores que envolvem a tireoide, paratireoides, glândulas salivares e a pele normalmente consistem numa cirurgia para a retirada dessas doenças. Em alguns casos, é necessário um tratamento complementar, que pode ser com iodo radioativo, quimioterapia ou radioterapia.
Os demais tipos de doenças que acometem as regiões da cabeça e do pescoço são tratados de forma multidisciplinar. Além de procedimentos cirúrgicos, a quimioterapia, a radioterapia, a fisioterapia, a fonoterapia, psicoterapia e suplementos nutricionais fazem parte do tratamento desses pacientes.Em caso de dúvidas, marque uma consulta com um de nossos especialistas!