Vimos no texto “Cirurgia da Tireoide – como é e indicações” que esta glândula produz hormônios importantes para a regulação do metabolismo e na função de órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.
No entanto, assim como em qualquer tecido do corpo humano, as células da tireoide também podem sofrer disfunções e dar origem a nódulos benignos e até mesmo de câncer. Os nódulos são relativamente comuns, e podem atingir até 40% das mulheres, segundo alguns estudos (com cerca de 5% deles sendo cancerosos). Já os homens, por sua vez, têm três vezes menos chances de desenvolver nódulos.
“Dentre todos os tipos de câncer de cabeça e pescoço, o câncer da tireoide é o mais comum. O tratamento inicial para essa doença é cirúrgico. A cirurgia da tireoide visa garantir que todas as células doentes sejam removidas. Para isso, pode ser necessário retirar toda a glândula tireóide (tireoidectomia total) ou uma parte dela (tireoidectomia parcial)” – Dr. Acklei Viana, Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538).
Abaixo, o Dr. Acklei Viana, Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538), responde algumas das principais dúvidas dos pacientes do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) sobre o pré e o pós-operatório da Cirurgia da Tireoide.
Pré-operatório da Cirurgia da Tireoide
O que são cuidados pré-operatórios?
Dr. Acklei Viana: Os cuidados pré-operatórios são o conjunto de exames e de consultas realizados antes da cirurgia. A partir deles, as equipes cirúrgica e de anestesia poderão conhecer e avaliar o estado de saúde do paciente e lhe orientar sobre a necessidade de algum preparo adicional para o procedimento.
Para que servem os cuidados pré-operatórios na cirurgia da tireoide?
Dr. Acklei Viana: Todo procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, pode oferecer riscos. Os cuidados pré-operatórios são realizados para dar ainda mais segurança ao paciente durante a cirurgia da tireoide e para acelerar a sua recuperação no pós-operatório.
Quais cuidados pré-operatórios são necessários para a cirurgia da tireoide?
Dr. Acklei Viana: Antes da cirurgia da tireoide, pedimos exames de sangue para avaliarmos os níveis de hemoglobina, a coagulação e, em alguns casos, os níveis de Vitamina D. É comum recebermos pacientes que precisam repor vitamina D antes da cirurgia e até mesmo realizar a suplementação de cálcio, para evitar formigamentos e cãibras na recuperação pós-cirúrgica.
Tais desconfortos musculares são provocados por conta da manipulação de outras glândulas, as paratireóides (que ficam anexas à Tireoide). As paratireoides controlam as quantidades de cálcio circulantes no organismo. Uma vez que elas também são manipuladas na cirurgia, é possível que a função dessas glândulas torne-se irregular por um período.
Também faz parte dos cuidados pré-operatórios conhecer quais medicações os pacientes estão utilizando. Algumas precisam ser interrompidas dias antes da cirurgia da tireoide. Além disso, a equipe de anestesia precisa avaliar junto ao paciente a possibilidade de reações alérgicas a determinadas medicações utilizadas.
Cuidados pós-operatórios
Como é e quanto tempo dura o pós-operatório da cirurgia da tireoide?
Dr. Acklei Viana: O pós-operatório da cirurgia da tireóide costuma ser bastante tranquilo. No geral, os pacientes voltam para casa no dia seguinte. No momento da alta, ou até mesmo antes da cirurgia, os pacientes recebem todas as informações sobre o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, assim como sobre a reposição de hormônios, se necessária.
Como é a vida sem a Tireoide?
Dr. Acklei Viana: Geralmente, a qualidade de vida é normal, mas isso também depende da disciplina do paciente. Hoje, quando necessário, é possível realizar a reposição hormonal. Basta tomar um comprimido por dia. No entanto, esse cuidado deve ser realizado por toda a vida. A dose é ajustada de acordo com cada paciente e precisa ser revista no acompanhamento com o médico.
A cirurgia da tireoide deixa alguma cicatriz visível? Quais os cuidados?
Dr. Acklei: Isso depende da técnica cirúrgica utilizada. Na cirurgia convencional, nós usamos métodos avançados de sutura, para que a cicatriz seja a mais discreta o possível. Nesses casos, os pacientes saem do procedimento com um curativo no pescoço, no local da incisão. O curativo protege contra infecções e exposição solar. Recomenda-se não molhar o curativo por alguns dias. Ele será retirado pelo cirurgião no momento do retorno ao consultório.
Já na técnica de cirurgia por vídeo, a incisão é feita por dentro do lábio. Assim, a cicatriz fica na parte de dentro da boca e não é visível, proporcionando benefícios estéticos importantes. Recomenda-se, nesses casos, uma dieta alimentar mais pastosa, por 2 a 3 dias.
Como é o retorno às atividades físicas e de rotina?
Dr. Acklei Viana: Na primeira semana de pós-operatório da cirurgia da tireoide, nós recomendamos que os pacientes evitem esforços físicos e movimentações intensas do pescoço, para evitar possíveis inchaços e sangramentos no local da incisão. Evitar dirigir nessa primeira semana é importante para garantir uma boa recuperação e não correr riscos no trânsito. O retorno ao trabalho e aos estudos costuma acontecer já na segunda semana de pós-operatório. Já os esforços físicos intensos são liberados entre 15 e 30 dias após a cirurgia da tireoide, sempre de acordo com avaliação médica.
Cuide da sua saúde! Faça a cirurgia da tireóide com uma equipe experiente e atualizada com o que há de mais moderno na medicina. Os profissionais do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) podem lhe ajudar. Conte conosco!