Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Cigarro, fique longe desse mal!

nov 1, 2018 | Artigos, Conteúdo para pacientes, Novidades

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer das regiões de cabeça e pescoço, onde 90% dos pacientes acometidos por esses tumores é ou foi fumante.

As regiões que apresentam tumores ligados ao cigarro são a boca, garganta, cordas vocais e esôfago. Outros fatores, como o tempo que a pessoa fuma ou fumou, a quantidade de consumo diário utilizada e a associação com bebida alcoólica, potencializam e aumentam o risco de surgimento dessas doenças.
Mesmo com o grande número de casos de tumores nas regiões de cabeça e pescoço, a prevenção da doença é possível, principalmente com o abandono do hábito de fumar. Apesar de esta não ser tarefa das mais fáceis, ela é possível com determinação, ajuda profissional e, de maneira muito importante, ajuda FAMILIAR.

Algumas dicas para ajudar a parar de fumar são:
. Evite situações que despertem o desejo de fumar (fuja de velhos hábitos);
. Encontre substitutos saudáveis ao cigarro, como frutas e castanhas;
. Escolha uma dieta saudável;
. Pratique algum esporte;
. Busque apoio da família e de grupos de suporte a quem deseja parar de fumar;
. Procure ajuda de um médico. Nas fases iniciais deste processo, pode ser necessário o uso de medicamentos que controlem a ansiedade e o desejo de fumar.

Procure ajuda! Deixar de fumar envolve determinação e ajuda
profissional. O conhecimento sobre os prejuízos para a sua saúde é determinante na sua decisão. Não brinque com o seu coração, não descuide da sua boca e faça uma escolha pela vida!