A qualidade da cicatriz após um procedimento cirúrgico na região da cabeça e pescoço depende de muitas variáveis. Em grande parte, ela está relacionada com a predisposição dos pacientes a desenvolver ou não queloides e cicatrizes hipertróficas.
Queloides são formações intensas, que tendem a se espalhar pela região da incisão cirúrgica. Ela pode provocar dor, coceira e leve sensação de queimação ao redor da cicatriz.
Já as cicatrizes hipertróficas são menos agressivas que o queloide. As cicatrizes hipertróficas, apesar de elevadas e endurecidas, respeitam os contornos da incisão.
O primeiro objetivo dos médicos do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) é sempre a saúde do paciente. No entanto, nós sabemos que o aspecto da cicatriz deixada pelo procedimento também é muito importante.
Ele pode interferir de forma significativa na autoestima e na qualidade de vida dos pacientes.
Cuidados individualizados
Por isso, os profissionais do NICAP fazem uma avaliação individualizada de cada paciente. A qualidade da cicatriz deixada após a cirurgia é uma das nossas maiores preocupações.
Em algumas situações, é possível realizar o tratamento até mesmo sem cicatriz aparente. A Cirurgia Transoral da Tireoide por acesso Vestibular (cicatriz fica escondida na parte interna da boca) e a Radioablação dos Nódulos da Tireoide são exemplos disso.
No entanto, em muitos casos, essas abordagens não são possíveis e as técnicas de cirurgia tradicional com incisões (cortes) aparentes podem ser necessárias.
Por isso, a forma mais eficiente de garantir a melhor cicatrização possível em uma cirurgia de cabeça e pescoço é escolhendo uma equipe médica formada por especialistas. Somente assim você poderá ser orientada da forma correta antes, durante e após o procedimento.
Cuidados com a cicatriz nas Cirurgias de Cabeça e Pescoço.
Abaixo, você terá gratuitamente o e-book “Cuidados com a cicatriz nas Cirurgias de Cabeça e Pescoço”. Nele, os médicos especialistas do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) explicam os fatores mais importantes para uma boa cicatrização, como as predisposições genéticas.
Entre os assuntos tratados no e-book, estão:
- Cuidados pré-operatórios.
- Cuidados intra operatórios.
- Cuidados pós-operatórios.
- Cicatrizes hipertróficas e quelóides.
- Fita adesiva micropore.
- Toxina botulínica (botox).
- Fita de silicone.
Para acessar o e-book gratuito, é só clicar no botão abaixo:
Os cuidados para uma boa cicatrização envolvem fatores modificáveis e não modificáveis Sempre que possível, médicos e pacientes devem atuar em conjunto, para uma boa qualidade de vida após as cirurgias de cabeça e pescoço.
Esperamos que este material contribua com informações relevantes para a sua saúde. E, sempre que precisar, conte conosco. Não pense duas vezes em ligar para a nossa equipe. Os especialistas do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) estão sempre atentos e disponíveis para ajudar no caso de qualquer dúvida.