Pesquisas revelam que grande parte das pessoas não sabem o que é o autoexame da tireoide. Apontam que mais de 40% das pessoas não fazem o autoexame, outros 36% nunca ouviram falar e apenas 24% afirmam fazer o autoexame.
Para você entender melhor, a tireoide é uma pequena glândula que possui o formato de uma borboleta, ela está localizada na parte da frente do pescoço, abaixo do pomo de Adão, conhecido por muitos por “gogó”. Ela está relacionada com o bom funcionamento dos órgãos do nosso corpo, pois a tireoide é responsável por produzir os hormônios T3 e T4, que ajudam a regular todo o funcionamento do nosso corpo. Esta importante glândula pode apresentar problemas, podendo causar a liberação em excesso de hormônios levando ao hipertireoidismo, ou ao contrário, reduzir ou não produzir hormônio suficiente, neste caso causando hipotireoidismo. Esses assuntos serão abordados em outro texto específico.
Além das alterações hormonais que citamos acima, um outro problema que pode afetar a tireoide são os nódulos, pequenos caroços na glândula, que podem ser únicos ou múltiplos e de tamanhos variados. Os nódulos afetam em sua grande maioria mulheres (8:1) e ficam mais frequentes com o envelhecimento. Apesar do nome sugerir algo assustador, a grande maioria deles são de natureza benigna, sendo que apenas 5% desses nódulos apresentam algum tipo de câncer.
Esses nódulos, dependendo do seu tamanho, podem ser identificados apalpando a região do pescoço onde fica localizada a tireoide. Em alguns casos, além de não terem uma estética muito agradável, pois dependendo do seu tamanho podem ser facilmente visualizados, eles também causam desconforto no pescoço e até dificuldade em engolir e respirar. Se ao realizar o autoexame encontrar algum nódulo suspeito procure um médico especialista ,endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço, pois somente ele poderá confirmar o diagnóstico através de exame clinico e, se necessário, de exames complementares.
Como realizar o Autoexame da Tireoide
O autoexame da tireoide é bem simples de se fazer, você vai precisar apenas de um espelho e um copo de água.
• Segure o espelho de forma que consiga ver a região onde está localizada a tireoide. Lembre-se ela está na frente do seu pescoço, logo abaixo do “gogó”.
• Incline sua cabeça um pouco para trás, focalizando está região com o espelho, a inclinação da cabeça irá facilitar a visualização quando engolir a água.
• Agora beba um gole de água e observe se ao engolir existe alguma saliência ou nódulo em seu pescoço. Se achar necessário, repita quantas vezes quiser.
• Observe com atenção se existe algo incomum ao engolir a água, se notar alguma alteração procure um medico, pois ele poderá te dar maiores informações e te orientar em qual será o melhor procedimento a seguir.
O medico especialista é quem irá passar orientações de qual tratamento seguir. Caso seja necessário, pode ser solicitado um exame ultrassonográfico detalhado e que seja realizado uma punção do nódulo (PAAF) , que é uma pequena retirada de células do nódulo através de uma agulha, para um diagnóstico mais preciso.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto?
Os profissionais da NICAP estão à disposição para tirar suas dúvidas.