Blog

Acompanhe nossas novidades e dicas de saúde.

Alterações da Voz Após Tireoidectomia

nov 16, 2018 | Artigos, Cirurgias, Conteúdo para pacientes, Tratamentos

Alterações de voz e deglutição são queixas comumente relatadas por pacientes que realizam tireoidectomia. A lesão do nervo laríngeo recorrente é a principal causa de mudanças na qualidade vocal, seja ela temporária ou definitiva.

Essa lesão ocorre em 2% dos casos durante a cirurgia, devido à proximidade anatômica à glândula tireoide.
Estudos com pacientes tireoidectomizados evidenciaram a prevalência dos seguintes sintomas, relacionados à voz: rouquidão, fadiga vocal, voz grave e dificuldade para falar em voz alta.

Após a tireoidectomia, nem todos relatam de maneira espontânea a presença desses sintomas relacionados à voz, por considerarem um resultado irreversível. Além das alterações perceptivo-auditivas, com a realização do exame de videolaringoscopia, o médico poderá identificar a presença de paralisia ou redução da mobilidade
das pregas vocais, e encaminhar para um fonoaudiólogo que fará a reabilitação vocal desse paciente.

As pregas vocais são constituídas por fibras elásticas que se estendem ou encurtam pela ação dos músculos da laringe, e com isso há modulação da frequência e intensidade do som que produzimos.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para categorizar o tipo de disfonia, severidade e efetuar terapia vocal visando a melhora da voz, e consequentemente, impactar de forma positiva na qualidade de vida dos pacientes.
Em caso de alteração da qualidade vocal após realização de tireoidectomia, converse com seu médico e peça um encaminhamento ao fonoaudiólogo.
Fga Lauanda Barbosa dos Santos