A ablação por radiofrequência é o procedimento que causou uma mudança na maneira como os nódulos de tireoide são tratados.
É amplamente utilizado na Ásia já há alguns anos, com diversas publicações científicas, e também suportado pela ciência e por importantes instituições do mundo como a Johns Hopkins University, Stanford, Moffitt Cancer, NYU e Mayo Clinic nos Estados Unidos.
No Brasil a técnica foi introduzida antes que nos Estados Unidos, sendo brasileiros uma referência nas Américas. Dos principais centros de medicina do Brasil, a nossa cidade e a nossa equipe, o NICAP em Florianópolis, se destaca como um dos pioneiros do país.
• Procedimento com Anestesia local e sedação leve;
• Sem cortes no pescoço;
• Sem internação hospitalar;
• Preserva a Tireoide e sem precisar tomar hormônio.
• Pacientes que desejam preservar a Tireoide e sua função;
• Gestantes;
• Pacientes que não desejam uma Cirurgia;
• Idosos;
• Pacientes que não podem realizar uma anestesia geral.
Trata-se de um procedimento onde utiliza-se uma agulha ligada a um aparelho que produz calor. Essa agulha é introduzida no nódulo da tireoide, guiado por ultrassom. O calor gerado na ponta da agulha destrói as células do nódulo, fazendo com que ele seja absorvido pelo organismo e resulte em uma cicatriz no local.
O procedimento é feito com uma sedação leve, sem necessidade de internação, sem cortes no pescoço, com muito pouca dor, retorno rápido ao trabalho e às atividades diárias, como o exercício físico.
A ablação de nódulos de tireoide incialmente foi desenvolvida para nódulos benignos volumosos, conseguindo reduzir o volume dos nódulos em até 90% no período de 12 meses. Transformando os nódulos volumosos em uma cicatriz que não apresenta mais crescimento.
Além disso, uma das grandes vantagens é que o procedimento pode ser feito em mais de um nódulo e repetido quantas vezes for necessário. Mas o melhor de tudo, a ablação não altera a função da tireoide, ou seja, não precisa tomar hormônio para o resto da vida.
Além dos nódulos benignos, nos últimos anos uma série de estudos ampliaram a indicação da ablação, sendo hoje empregada em: nódulos autônomos (os produtores de hormônio), metástases em linfonodos no pescoço, paratireoides aumentadas e mais recentemente o microcarcinoma papilifero.
Sim, é possível tratar câncer de tireoide menor que 1cm com a ablação. Temos a certeza que esse procedimento está revolucionando a forma como os nódulos de tireoide são tratados.
Com o surgimento de novas evidências e a ampliação das indicações cada vez mais o paciente terá acesso a tratamentos com menos dor, sem necessidade de anestesia geral, cirurgia ou cicatrizes no pescoço, com retorno mais rápido à sua vida normal e tudo isso sem alterar a função da tireoide, não dependendo de medicamentos para o resto da vida.
Somos uma equipe formada por seis cirurgiões de cabeça e pescoço, comprometidos com o atendimento ético, humano e de qualidade.
seu horário com o Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Agendar ConsultaRejane Olmos
10 de Março de 2025
Pontualidade, cordialidade e capacitação médica são as características principais desse Núcleo. Super recomendo!
Maria Sá
02 de Abril 2025
Atendimento Perfeito! Desde a marcação da consulta até a realização da mesma. Recepção maravilhosa. Médicos super atenciosos. Recomendo!
Carlos Mendes
16 de Maio de 2025
Só tenho a agradecer o atendimento da clínica, profissionais impecáveis, estrutura perfeita. Muito sucesso sempre!!