O uso da toxina botulínica para a redução de rugas e linhas de expressão do rosto é um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Mas você sabia que o Botox® também pode ser um ótimo aliado para a cicatrização pós-cirúrgica?
A Dra. Kamilla Nunes, cirurgiã de cabeça e pescoço, explica que a toxina botulínica também pode ser usada para melhorar o aspecto das cicatrizes pós-operatórias. Os pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e pescoço, – com por exemplo, cirurgia da tireoide, paratireoide, parótida ou face – apresentam cicatrizes muito visíveis e a aplicação de toxina botulínica pode amenizá-las e torná-las menos perceptíveis.
A aplicação desta substância no pós-operatório pode diminuir a chance de formação de cicatrizes inestéticas, melhorando o resultado final, deixando-as mais finas e menos avermelhadas. Todo paciente terá benefício no aspecto de suas cicatrizes com a aplicação do Botox®, independente da qualidade da sua cicatrização, mas em pacientes que já possuem histórico de cicatrizes hipertróficas ou de queloide, esse benefício é ainda mais evidente.
A aplicação deve ser realizada por um médico especialista, que conheça o histórico de saúde do paciente e tenha familiaridade com o procedimento realizado por ele. A recomendação é que a toxina não seja aplicada em mulheres grávidas, hipersensibilidade a algum componente do produto e caso haja sinais de infecção no local da aplicação.
Como observação, a médica informa que o local da cicatriz não deve ser massageado por 24 horas.
*Como é feita a aplicação?*
A médica especialista ressalta que para obter o efeito estético desejado e amenizar a cicatriz da cirurgia, a aplicação da toxina botulínica deve ser realizada em até 15 dias de pós-operatório, “quanto mais precoce ela for feita, melhores serão os resultados esperados”, enfatiza.
A toxina botulínica possui tempo de ação prolongado, podendo fazer efeito de até seis meses. A sua aplicação em cicatrizes é feita uma única vez, sem necessidade de novas sessões ou retoques.
É importante que o paciente esteja ciente de que deve manter outros cuidados com a cicatriz, independente do uso do botox®, como evitar a exposição solar, fazer uso de curativo com fita de micropore e uso de protetor solar.