A reconstrução com Retalhos Microcirúrgicos consiste na retirada minuciosa de tecido de outra parte do corpo do paciente e da conexão desse material à área afetada pelo trauma ou tumor. Estes procedimentos são realizados com anestesia geral e requerem o uso de instrumentos de amplificação, como microscópios ou lentes de magnificação, além de pinças delicadas.
A reconstrução microcirúrgica pode ser realizada na mesma cirurgia de retirada do tumor ou em um segundo momento.
A utilização de Retalhos Microcirúrgicos, também conhecida como Transplante Autólogo Microvascularizado, é o procedimento de escolha na reconstrução de grandes perdas teciduais. Nela, é possível fazer a reconexão precisa de artérias, veias e nervos em situações como:
Nas consultas pré-operatórias, são solicitados exames específicos para avaliação do estado de saúde dos pacientes.
Os pacientes submetidos à reconstrução microcirúrgica normalmente passam, pelo menos, 24 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nessa unidade o paciente é monitorizado de forma contínua e a área operada é regularmente avaliada. Caso as conexões realizadas durante a cirurgia (artérias, veias e nervos) não estiverem funcionando de forma adequada, uma nova intervenção cirúrgica para correção poderá ser realizada.
No geral, o tempo de internação de pacientes com implantes bem sucedidos é em torno de uma semana. Esse período pode variar dependendo da evolução do paciente.