Sim. Algumas alterações da tireoide na gravidez podem aumentar as chances de aborto e outros riscos. Em especial a Tireoidite de Hashimoto e a sua principal consequência: o Hipotireoidismo.
Como vimos nesta entrevista, a inflamação da glândula tireoide, provocada pela Tireoidite de Hashimoto, leva à formação de fibroses. Elas dificultam a produção de hormônios ao longo do tempo, o que prejudica a sua função.
E é justamente a partir da suspeita do hipotireoidismo que o rastreio das alterações da tireoide costumam acontecer. E de suas possíveis causas.
No entanto, vale ressaltar que nem todas as pessoas diagnosticadas com a Tireoidite de Hashimoto possuem redução hormonal. Infelizmente, o rastreio e a realização excessiva de exames tem levado pessoas sem sintomas ao diagnóstico algumas vezes equivocado.
Tireoidite de Hashimoto e Gravidez
A Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune. E a detecção dos anticorpos responsáveis por esse problema no organismo da mulher grávida pode indicar uma maior chance de abortos. Especialmente quando associada ao hipotireoidismo.
Até mesmo o hipotireoidismo subagudo pode aumentar as chances de perda fetal.
Dessa forma, é muito importante que mulheres grávidas, ou que desejam engravidar, façam o acompanhamento médico periódico. Em caso de suspeitas de alterações da tireoide, ou de histórico da doença, elas devem ser encaminhadas para o médico endocrinologista.
Os níveis de TSH precisam estar bem controlados tanto para engravidar, quanto para evitar complicações maternas e fetais. O médico endocrinologista é o especialista que saberá avaliar cada caso individualmente.
Entrevista completa sobre alterações da tireoide na gravidez
Recentemente, no instagram @dracklei o Dr. Acklei Viana (CRM/SC 11656 – RQE 11538) fez uma entrevista completa sobre as alterações da tireoide na gravidez.
Para falar do assunto, ele convidou as médicas Dra. Fernanda Augustini Rigon, Endocrinologista (CRM/SC 181516 | RQE 14551). e Dra. Dra. Mikely Byala De Oliveira Battistella, Ginecologista (CRM/SC 16552 | RQE 11511).
Entre os assuntos abordados na conversa, estão:
- Níveis indicados de hormônios.
- Malformações.
- Tratamento.
Assista a entrevista sobre as alterações da tireoide na gravidez no instagram @dracklei.
Clique aqui e assista a entrevista completa!
Recomendamos também que leia o nosso texto sobre o diagnóstico e tratamento da tireoidite pós-parto.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – NICAP. Nossos profissionais realizam os procedimentos mais modernos e oferecem cursos para médicos. Conte conosco!