O aspecto da cicatriz é sempre uma preocupação dos pacientes que vão se submeter a uma cirurgia. As dúvidas e inquietações são ainda maiores quando a área a ser tratada possui muita exposição e valor estético, como a face e o pescoço. Este é justamente o caso da cicatriz da cirurgia de tireoide.
“A Cirurgia da Tireoide (Tireoidectomia) pode ser total ou parcial (Lobectomia). O procedimento tradicional é realizado através de uma incisão no pescoço, por onde o médico pode observar e retirar a glândula. A cirurgia tradicional é sempre realizada com anestesia geral e costuma durar cerca de uma hora e meia” – Dr. Acklei Viana, Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538).
Abaixo, o Dr. Acklei Viana, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538) e a Dra. Mariana Mazzochi Sens, Médica Dermatologista (CRM/SC 14258 – RQE 9764), explicam as características e os principais cuidados com a cicatriz da cirurgia de tireoide, para um resultado estético satisfatório.
Como é a cicatriz da cirurgia de tireoide?
Todo corte sobre a pele pode produzir uma cicatriz. No caso específico da cirurgia tradicional da tireóide (tireoidectomia), o resultado estético costuma ser muito positivo. As marcas deixadas pelo procedimento costumam ser bastante discretas.
“A cicatriz da cirurgia de tireoide pode variar entre 3 e 15 centímetros, dependendo do tamanho da glândula a ser ressecada, dos aspectos anatômicos do paciente e do tipo de cirurgia (tireoidectomia total ou parcial)” – Dr. Acklei Viana, especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538).
Toxina Botulínica
Para quem apresenta histórico de cicatrizes hipertróficas ou queloides, a toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox), pode ajudar muito na aparência final da cicatriz da cirurgia de tireoide. A aplicação desta substância pelo Médico Dermatologista pode diminuir a chance de formação de cicatrizes inestéticas, melhorando o resultado final, deixando-as mais finas e menos avermelhadas.
“Para que possa provocar o efeito estético desejado e amenizar a cicatriz da cirurgia de tireoide, a aplicação da toxina botulínica deve ser realizada em até 15 dias de pós-operatório” – Dra. Mariana Mazzochi Sens, Médica Dermatologista (CRM/SC 14258 – RQE 9764).
Fita Adesiva Micropore
Para os pacientes que optarem por não aplicar a toxina botulínica ou que não possuem indicação médica para o procedimento, os cuidados recomendados costumam ser o uso de fita adesiva micropore sobre a cicatriz.
A fita adesiva micropore protege a incisão da exposição solar (um dos grandes inimigos da boa cicatrização) e atua como “falsos pontos”, auxiliando no resultado estético da cicatriz da cirurgia de tireoide.
“O tempo de utilização da fita adesiva micropore pode variar de acordo com o procedimento e o paciente, mas costuma ser de 2 a 4 meses. Após o período de uso da fita adesiva, o paciente deve
manter o uso de filtro solar diariamente nas cicatrizes em regiões expostas ao sol” – Dra. Mariana Mazzochi Sens, Médica Dermatologista (CRM/SC 14258 – RQE 9764).
Cirurgia da Tireoide sem cicatriz
Além da Cirurgia Tradicional da Tireoide (Tireoidectomia Total e Lobectomia), a equipe do Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) também realiza procedimentos minimamente invasivos e/ou que não deixam cicatrizes aparentes. É o caso da Radioablação dos Nódulos da Tireoide e da Cirurgia Transoral por Acesso Vestibular (TOETVA).
“A Radioablação de Nódulos na Tireoide é indicada para casos benignos, não deixa marcas e preserva a função da glândula. Assim, o paciente não precisa de reposição hormonal. Já a Cirurgia Transoral por Acesso Vestibular (TOETVA) é realizada pela parte interna dos lábios e também não deixa cicatriz aparente. Ela é indicada para casos selecionados: tireoides de até 10 cm, nódulos dominantes de até 6 cm, microcarcinomas papilíferos e ausência de metástases cervicais” – Dr. Acklei Viana, Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538).
Cuide da sua saúde e da cicatriz da cirurgia de tireoide. Faça o seu tratamento com profissionais experientes e tenha uma melhor qualidade de vida. O Núcleo Integrado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (NICAP) pode lhe ajudar. Conte conosco!
DRA. MARIANA MAZZOCHI SENS, Médica Dermatologista (CRM/SC 14258 – RQE 9764) possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou a Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia. É membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), membro do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de Santa Catarina (SBD/SC).
Dr. Acklei Viana (CRM 11656 / RQE 11538) é médico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com formação em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário da mesma Universidade. Possui especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Heliópolis, em São Paulo, e é Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. É cirurgião do Hospital SOS Cárdio e atua desde 2014 na equipe NICAP.