Esvaziamento Cervical ou Linfadenectomia Cervical é a retirada dos linfonodos, popularmente conhecidos como ínguas ou gânglios linfáticos, da região do pescoço.
O pescoço possui naturalmente esses linfonodos, em torno de 300, que fazem parte do sistema linfático e auxiliam na constituição do sistema de defesa do organismo. Dividimos esses linfonodos em níveis (áreas) e cada lado do pescoço apresenta 6 níveis.
Quando há a presença de tumores malignos esses linfonodos podem ser sítios de metástases, ou seja, doenças que saíram do seu local original e se espalharam pelo sistema linfático e ali se fixaram, se desenvolvendo. Para a erradicação completa da doença ou para melhoria do resultado do tratamento complementar é necessário que sejam retirados esses linfonodos de maneira cirúrgica. Essa cirurgia pode abranger todos os níveis cervicais ou apenas alguns deles a depender do tipo, localização e estágio da doença.
Dependendo dos níveis removidos durante a cirurgia, estruturas como nervos e vasos pode ser acometido e, por este motivo, as principais complicações desta cirurgia são: edema facial, dor e dificuldade em elevar o ombro, perda de sensibilidade na área operada e, por vezes, na orelha.
Apesar de parecer assustadora, esta é uma cirurgia com baixo risco de morte e baixo índice de complicações.
Ainda tem dúvidas sobre a cirurgia? Consulte um especialista NICAP e tranquilize-se!