Esta é uma pergunta bastante frequente nos consultórios médicos. Vamos ajudar a responder, mas primeiro vamos relembrar que a tireoide é uma glândula localizada no pescoço, na região da traqueia e é a produtora dos hormônios tireoidianos T3 e T4, responsáveis pelo bom funcionamento de todas as células do nosso corpo.
Portanto, muitos podem ser os sinais de que a função da tireoide não vai bem. Alguns são comuns tanto nos casos de hipotireoidismo (a tireoide produz menos hormônios) quanto nos de hipertireoidismo (a tireoide produz mais hormônios que deveria), como por exemplo aumento no volume da tireoide, fraqueza das unhas, anemia, hipertensão arterial ou alterações na menstruação.
Outros exemplos que sugerem disfunção da tireoide são:
- Pele seca ou então pele avermelhada e úmida;
- Intolerância ao frio ou intolerância ao calor;
- Fraqueza/desânimo/cansaço;
- Depressão;
- Coceira generalizada;
- Perda de cabelo;
- Prisão de ventre;
- Aumento ou perda de peso;
- Insônia.
As mulheres são as mais afetadas por problemas nesta glândula, inclusive quando se fala em nódulos da tireoide, mas todo indivíduo pode desenvolvê-los. A imensa maioria dos nódulos é benigna (95%), mas alguns deles são diagnosticados como câncer de tireoide. Fique atento se você perceber ou tiver um nódulo palpável da tireoide, aumento de gânglios no pescoço, dificuldade para engolir, dor no pescoço ou na garganta ou ainda, alterações na voz.
Tem dúvidas sobre o assunto? Os profissionais da NICAP podem te ajudar!